terça-feira, 28 de abril de 2015

Há escritores entre nós

Publicamos hoje um poema da nossa escritora Diana Costa do 5ºE.


A Amizade

A amizade é uma coisa bela,
é algo especial!
É como se nós víssemos nela
um amor excecional.

A amizade é como uma semente
que semeamos com carinho,
vai saindo da terra levemente
e vai crescendo devagarinho.

A amizade é uma semente mágica
que temos de tratar todos os dias,
para que cresça forte e rica
e precisemos da sua companhia.

Quem tem uma amiga 
tem tudo de bom.
Quem não tem amigos
é como quem não tem um dom.

Ter amigos é muito bom,
estão sempre prontos a dar a mão.
É como uma canção
que toca no coração.

Ter amigos como vocês
é uma espécie de ouro,
é como se vocês fossem
um grande tesouro.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

23 de abril - Dia do Livro

Na EB 2,3 de Loureiro o dia 23 de abril também dedicado ao LIVRO. A biblioteca instalou-se no átrio e trocou rosas e livros com os alunos.

Foi um dia diferente.










23 de abril - Dia do Livro

Na EB 2,3 Dr. José Pereira Tavares o Dia do Livro comemorou-se com muitos livros e muitas rosas. 

A biblioteca desceu até ao átrio da escola e ofereceu uma rosa a quem requisitasse um livro, recuperando a tradição catalã (mais informações aqui).

Aqui ficam algumas imagens do dia 23 de abril - dia do livro, da cultura e do amor.












terça-feira, 14 de abril de 2015

A menina que quer criar uma biblioteca

Kaciane Marques, a menina brasileira que, com apenas dez anos, quer criar uma biblioteca no bairro onde vive.

O amor pelas letras começou quando pegou na biblioteca da escola ‘As Aventuras de Pedro, o Coelho’, de Beatrix Potter. Não parou mais de viajar com as histórias. A garota não quer criar uma biblioteca pensando somente em seu bem-estar, mas é movida por uma extraordinária vontade de proporcionar leitura e cultura para seus vizinhos.

Um exemplo inspirador para ler aqui.



terça-feira, 7 de abril de 2015

Catástrofes e grandes desastres

No mês de fevereiro as nossas BE receberam a oferta do livro Catástrofes e grandes desastres editado pela Associação Portuguesa de Seguradores.


Escrito por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e ilustrado por Carlos Marques, o livro aborda o tema das catástrofes de origem natural e origem humana, fazendo o seu percurso ao longo da História.


O livro dá-nos conta de:
erupções vulcânicas históricas,
como a do Vesúvio em Pompeia (79 d.c.) e a do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia (2010); 
grandes incêndios,
como em 1666 em Londres e em 1988 no Chiado; 
terramotos,
como o de 1755 em Lisboa e o terramoto e tsunami em 2011 no Japão;
grandes naufrágios,
 como o do Titanic e o do Costa Concordia;
grandes acidentes ferroviários,
 como o incêndio no túnel Monte Branco em 1999 e os choques em autoestradas portuguesas;
marés negras,
 como a da Galiza em 2005 e no Golfo do México em 2010;
furacões ou grandes tempestades,
 como o furacão Katrina em 2005 e o grande temporal em Portugal em 2013.


Assuntos sérios e tristes, mas que, infelizmente, fazem parte da história e da vida do nosso planeta.
No entanto, devemos estar conscientes de tudo o que podemos fazer para aumentar a nossa segurança.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

2 de abril - Dia Internacional do Livro Infantil



No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil 2015, a DGLAB convidou o ilustrador António Jorge Gonçalves, vencedor do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado, para ser o autor da imagem do cartaz. Tal como tem sido habitual, o cartaz impresso é distribuído pelas Bibliotecas Municipais.

A mensagem do IBBY internacional é este ano da responsabilidade dos Emirados Árabes Unidos.

Mais informações na DGLB.