terça-feira, 6 de outubro de 2015

M.I.B.E. - Semana do Animal

E porque no dia 4 de outubro se comemorou o Dia do Animal, as Bibliotecas não quiseram deixar de assinalar a data.
A Biblioteca apresentou o jogo "Os animais da B.D." e sugeriu um registo no mural de escrita "O meu animal de estimação."
E, claro, apresenta sugestões de leitura para todos os gostos - desde os livros de Banda Desenhada onde encontramos os animais do jogo até livros científicos e de ficção - sempre em torno da temática do animal.

Publicamos algumas fotos das atividades na EB2,3 Dr. José Pereira Tavares.








Na EB2,3 de Loureiro os nossos alunos também participaram com entusiasmo nas atividades. Ficam as fotos.








M.I.B.E. - Semana da Música

O Mês das Bibliotecas Escolares começou em grande com o Dia da Música, no dia 1 de outubro.
As Bibliotecas da EB2,3 de Loureiro e da EB2,3 Dr. José Pereira Tavares acolheram uma exposição de instrumentos musicais e outros artigos relacionados com música. Foi também divulgado o fundo documental sobre o tema e feitas muitas sugestões de leitura.

As turmas do 2º ciclo mostraram ainda os seus dotes musicais a toda a comunidade, durante o intervalo e sob a orientação da Profª Cristina Oliveira.
A EB2,3 de Loureiro teve ainda direito a um solo de clarinete feito pelo aluno Daniel Oliveira.

Temos artistas!
Ficam aqui algumas fotos da semana na EB2,3 de Loureiro.









Na EB 2,3 Dr. José Pereira Tavares os alunos aproveitaram a exposição e os instrumentos e ensaiaram uns acordes... mais ou menos afinados... Ficam as fotos como prova!













M.I.B.E. - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Começou outubro e com ele o MIBE, uma data marcante na dinâmica das Bibliotecas Escolares de todo o mundo.

Nas EB2,3 do nosso Agrupamento fizemos um grande destaque à data, para que não passe despercebida a ninguém!

Biblioteca Escolar da EB2,3 de Loureiro

Biblioteca Escolar da EB2,3 DR. José Pereira Tavares

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Aqui está o nosso cartaz para o MIBE 2015!

Vamos comunicando todas as novidades e ficamos à espera de uma visita!



terça-feira, 22 de setembro de 2015

Bem-vindos!

A Biblioteca Escolar deseja a todos um bom ano letivo de 2015/2016, com trabalho, muito sucesso e boas leituras!

Aproveitamos para divulgar o lançamento da PORDATA KIDS, a nova plataforma da Pordata destinada aos portugueses mais jovens (e aos seus professores). 

Há muita informação interessante e útil a descobrir!




sexta-feira, 29 de maio de 2015

Final do V Concurso Concelhio de Leitura

No dia 27 de maio teve lugar a final do V Concurso Concelhio de Leitura, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis.

Foi um dia dedicado aos livros e à leitura, com muito boa disposição e concentração por parte dos concorrentes.

O nosso Agrupamento esteve muito bem representado com as alunas Margarida Vieira (4F), Maria João Veloso (4F), Madalena Soares (6A) e Maria Miguel Ferreira (6A).

A Madalena Soares foi apurada para a prova oral do 2º ciclo e teve um desempenho de que muito nos orgulhámos, com boa argumentação e boa leitura.

Os vencedores deste V CCL foram o Guilherme Neves do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro (1º ciclo) e a Mónica Bastos do Agrupamento de Escolas Soares Basto (2º ciclo).

Parabéns aos vencedores e às nossas alunas!

Para o ano há mais! 

Na escola, à espera do autocarro. Lendo, sempre!

A chegada à Biblioteca Municipal


Preparativos para a prova escrita


Prova escrita do 1º ciclo


Prova escrita do 2º ciclo



Um bom almoço no restaurante pedagógico da E.S. Soares Basto


Preparação para a prova oral

Finalistas do 1º Ciclo





Finalistas do 2º ciclo


Momento musical

Prova oral da Madalena Soares

 Prova oral da Madalena Soares

Os três finalistas do 2º ciclo

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Há escritores entre nós

Publicamos hoje o poema da Beatriz Tavares do 5ºE.


A minha estrela

A minha estrela
é brilhante
como o Sol
e é da cor de um rouxinol.

É a minha jóia da sorte.
Levo-a sempre comigo
e nunca fiz um corte.
Acreditem no que eu digo.

É a luz que me ilumina
toma conta de mim
nunca me abandona
A vida é mesmo assim.

Pode parecer fantasia,
mas é a minha varinha.
Eu acredito na magia
e com ela posso ser rainha.