quarta-feira, 25 de novembro de 2015

24 de novembro - Dia Mundial da Ciência

Ontem comemorou-se o Dia Mundial da Ciência nas EB2,3 do Agrupamento.

Foi dado destaque à Ciência com muitas sugestões de leitura para os nossos futuros cientistas e curiosos. Aproveitou-se também a ocasião para expor alguns aparelhos e instrumentos usados nos laboratórios.

No Clube da Ciência da EB 2,3 Dr. José Pereira Tavares os alunos ajudaram a escolher e preparar materiais e soluções para expor na Biblioteca. 

Biblioteca da EB2,3 de Loureiro

Biblioteca da EB2,3 de Loureiro

Biblioteca da EB2,3 Dr. José Pereira Tavares

Biblioteca da EB2,3 Dr. José Pereira Tavares

Biblioteca da EB2,3 Dr. José Pereira Tavares

Biblioteca da EB2,3 Dr. José Pereira Tavares

terça-feira, 17 de novembro de 2015

SOBE - Saúde Oral e Bibliotecas Escolares


Já começaram as sessões do SOBE nas nossas Bibliotecas Escolares.

Todos sabem como é importante cuidar da nossa saúde através da alimentação e de uma boa higiene. Com as sessões do projeto SOBE, as Bibliotecas Escolares relembram os nossos alunos de que esses cuidados passam pela escovagem diária e cuidadosa dos dentes, pela escolha de alimentos pouco doces e pela ida regular ao dentista.

Para além de uma conversa sobre o tema e da distribuição de um quadro de escovagem para um mês (nada como criar um bom hábito e não fazer batota!), os nossos alunos assistiram à peça de teatro dos SUPER SORRISOS, três super-heróis que combatem as bactérias dos dentes. Foi bastante animado!


Mais informações sobre o projeto SOBE podem ser consultadas aqui.
O site tem disponíveis filmes, ebooks, jogos, músicas e muito mais.
Vale a pena a visita!

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Hora do Conto

A Hora do Conto já começou nas Bibliotecas da EB1 da Areosa e da EB1 de Palmaz. 


Como era véspera de Hallowe'en, as histórias contadas foram...

A mala assombrada
de David Machado e João M. P. Lemos


e
As poções secretas da Professora Parassalsa 
de Robin Tzannes e Korky Paul.


Quem assistiu ficou com os cabelos em pé... de medo, mas também de tanto rir!

Boas leituras!

E os vencedores são...

Na semana passada foram finalmente revelados os vencedores do concurso de esculturas com alimentos que se realizou nas duas EB2,3 do Agrupamento. Este concurso teve por base as votações dos alunos e da restante comunidade escolar. 

Mas todos os alunos participantes estiveram de parabéns pela criatividade e originalidade das suas esculturas.

Os prémios e diplomas foram entregues nos dias 27 e 28 de outubro, numa pequena sessão pública realizada nas duas bibliotecas escolares.

E os vencedores são:

EB2,3 de Loureiro

1º lugar - Mariana Costa e Susana Reis (6B)


2º lugar - Matilde Tavares (5B)


3º lugar - Angie Jesus (7C)



EB2,3 de Dr. José Pereira Tavares

1º lugar - Diana Costa (6E)


2º lugar - Leonardo Almeida (5E)


3º lugar - Henrique Silva (5E)


Os melhores leitores de 2014/2015

Na semana passada decidimos homenagear os nossos melhores leitores de 2014/2015, dando-lhes o destaque que merecem!

São um exemplo a seguir.
No dia 27 e 28 de outubro teve lugar, na biblioteca, uma pequena sessão para a entrega de um diploma de melhor leitor e uma lembrança a cada um.

A Biblioteca Escolar deseja a todos a continuação de muitas e boas leituras!

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

26 de outubro - Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

É hoje! 26 de outubro: o dia em que todas as Bibliotecas Escolares comemoram a sua existência e relembram a todos o trabalho meritório que desenvolvem, em prol da leitura, cultura e educação dos jovens do mundo inteiro.

Para assinalar a data as bibliotecas escolares do concelho de Oliveira de Azeméis, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro e o AVCOA inauguraram hoje a exposição Um olhar sobre as bibliotecas escolares


Esta exposição estará patente até dia 9 de novembro, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis. Depois dessa data circulará pelos diferentes Agrupamentos de Escolas do concelho.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Já começou o QUEM LÊ +

Começou um novo ano e há novas obras para ler na disciplina de Português. E, por isso,  já começaram na Biblioteca as sessões do concurso Quem Lê +.

A Galinha de Vergílio Ferreira e Felicidade Clandestina de Clarice Lispector foram os contos que marcaram a abertura do Concurso. Na EB2,3 de Loureiro marcaram presença o 9A e o 9B e na EB2,3 Dr. José Pereira Tavares o 9C e o 9D.

Ficam aqui algumas imagens que confirmam a teoria de que podemos aprender enquanto nos divertimos.