segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Feira de Minerais

Começou hoje a Feira de Minerais no Agrupamento de Escolas de Loureiro. Hoje e amanhã decorre na EB2,3 de Loureiro e nos dias 4 e 5 decorrerá na EB2,3 Dr. José Pereira Tavares.

Durante esta semana os nossos visitantes poderão encontrar fósseis, pedras semi-preciosas, colares, pulseiras, anéis e muitas coisas interessantes.

Deixamos aqui algumas fotos.




 



quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Rede de Bibliotecas Escolares - 1996-2016















Em 2016, a Rede de Bibliotecas Escolares comemora vinte anos de existência. Vinte anos que nos permitiram atingir 2426 bibliotecas escolares e 1301 professores bibliotecários. Lançar um sem número de iniciativas em prol da leitura, da inclusão e das literacias exigidas por uma sociedade onde a informação e a tecnologia imperam e a incerteza se tornou uma constante. Vinte anos em que encontrámos parceiros, públicos e privados, que se tornaram aliados firmes e indispensáveis do nosso Programa. Em que obtivemos a confiança e a estima de muitos professores, alunos, funcionários, diretores de escolas e de centros de formação. De autarquias, bibliotecas municipais, fundações, universidades, associações e outras instituições da sociedade civil que nos dão o privilégio de trabalhar lado a lado.

Vinte anos percorridos temos razões para celebrar. Mas também a consciência de que o futuro é exigente e incerto. E que o nosso papel junto de alunos, de professores e também dos parceiros com que queremos continuar a trabalhar, passará pela forma como soubermos interpretar e responder às questões e valores com que o futuro já se está a desenhar.

Parabéns, RBE!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Concurso Nacional de Leitura 2015/2016 - 1ª fase


E os vencedores da 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura no Agrupamento de Escolas de Loureiro são:

EB2,3 de Loureiro

Madalena Soares (7A)
David Tavares (7A)
Margarida Santiago (8A)


EB2,3 Dr. José Pereira Tavares

Diana Marques (9C)
Eva Ribeiro (8E)
Maria Pereira (8E)


As obras a concurso foram:
O gato malhado e a andorinha Sinhá de Jorge Amado para o 7º e 8º anos
e
O mundo em que vivi de Ilse Losa para o 9º ano.

Agora há que aguardar pela fase distrital e pelas próximas obras a concurso!

Parabéns aos vencedores!
Serão nossos representantes na(s) próxima(s) fase(s)!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Estória de um retorno




No passado dia 16 de dezembro os alunos do 8º e 9º ano da escola E B 2,3 D. Frei Caetano Brandão apresentaram-se para uma palestra com o tema “Estória de um retorno” que teve lugar na biblioteca escolar.

Esta iniciativa foi realizada no âmbito do projeto Parlamento dos Jovens promovido pelo prof. João Nunes. 

O relato deste retorno esteve a cargo de Lurdes Pires Valente. Com 79 anos de experiência, Lurdes reflete um espirito jovem com muito para contar.

“Aprendi a dar cada vez menos importância as coisas e valorizar cada vez mais as pessoas” diz ela.
A sua vida não foi fácil, ao fugir de Angola encontrou muitos obstáculos, mas graças a bondade de pessoas que foi encontrando no seu caminho, Lurdes conseguiu atingir o seu objetivo, dar uma vida melhor aos seus 8 filhos.

As suas memórias relativas ao período de fuga estão reunidas num livro, diz ela de rascunho.

Desta agradável conversa os jovens presentes retiveram como ensinamento que, apesar dos obstáculos, sejam eles quais forem, devemos de lutar, respeitando o outro tenha ele a opinião ou  o aspeto que tiver.

Lurdes despede-se com carinho fazendo transparecer o afeto ganho durante a palestra.


Texto escrito por: Sofia Santana e Mariana Damas





A Srª Dª Lurdes Murteira, veio à escola EB2,3 D. Frei Caetano Brandão para explicar como foi a sua experiência de fugir a uma guerra como refugiada e uma retornada no âmbito do «Parlamento dos jovens». Falou-nos de como foi a sua sua “viagem” de África até Portugal, fugindo da guerra, e realmente sofreu bastante. 

A Srª Dª Lurdes tem pequenos excertos que foi escrevendo para não se esquecer o que se passou na altura,quando teve de deixar sua vida toda, amigos, casa…. Afirma que se pudesse voltar a África, voltava.

Em suma, com a sua Historia conseguiu emocionar, informar bem os alunos e deixou a ideia bem clara, que devemos respeitar o próximo.
Texto escrito por: Daniel Oliveira

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Rosa dos Ventos

Nunca devemos perder o Norte!

E porque a orientação é coisa séria, está a decorrer nas Bibliotecas Escolares das EB 2,3 uma exposição de ROSAS DOS VENTOS realizadas pelos alunos do e do ano. Esta atividade foi dinamizada pelos docentes das disciplinas de História e Geografia de Portugal e Geografia.

Cada visitante da exposição pode (e deve!) votar no seu trabalho favorito. Caberá ainda a um júri decidir quais serão os trabalhos premiados e atribuir prémios. Mas teremos de aguardar até ao início do 2º período, até porque as votações irão continuar durante a primeira semana de aulas!

Para a realização dos seus trabalhos os alunos foram convidados a optar por materiais reciclados e/ou recicláveis.

Como a adesão à iniciativa foi grande, as fotos de cada um dos trabalhos podem ser consultadas nos links abaixo (nome de cada uma das escolas).




quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

VI Concurso Concelhio de Leitura

Já abriu o VI Concurso Concelhio de Leitura de Oliveira de Azeméis, destinado aos alunos do 3º e 4º anos e 2º ciclo.
Este ano o grupo de trabalho concelhio decidiu homenagear Ferreira de Castro e comemorar os 100 anos da edição da sua primeira obra. Por esse motivo, as obras escolhidas para a 1ª fase são sobre o escritor e a sua obra.

Os livros para a primeira fase são os seguintes:

1º Ciclo - Não há borracha que apague o sonho
de Luísa Ducla Soares

2º Ciclo - Era uma vez... a selva
de José Carlos Soares


As inscrições podem ser feitas até dia 15 de janeiro, na Biblioteca Escolar.

O regulamento pode ser consultado aqui.

Quem lê + com o 3ºD

No dia 7 de dezembro foi a estreia do Quem Lê + para o 1º ciclo! E que boa estreia!

Estavam todos animados em torno do livro e da leitura e acabou por ser um concurso bem renhido.

A obra a concurso foi "Os primos e a Bruxa Cartuxa" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.


Deixamos aqui algumas imagens da sessão.




Boas leituras a todos!