sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Concurso Concelhio de Leitura 2015/2016 - 1ª fase


É com muito prazer que anunciamos os vencedores da 1ª fase do CCL no Agrupamento de Escolas de Loureiro.

Para o concurso os alunos leram as obras:

"Não há borracha que apague o sonho" de Luísa Ducla Soares (1º ciclo)

"Era uma vez... a selva" de José Carlos Soares (2º ciclo)


No 1º ciclo os vencedores foram:

Joana Ferreira - 3V (EB1 de Travanca) 
Luís Marinho - 3D (EB2,3 Loureiro)
 Tiago Santos - 3N (EB1 do Brejo)
Guilherme Silva - 4Q (EB1 do Curval) 
Ana Letícia Almeida - 3/4S (EB1 de Palmaz) 
Marta Oliveira - 4K (EB1 da Areosa) 

No 2º ciclo os vencedores foram:

Margarida Santos Vieira - 5A

Sofia Lopes Reis - 5A

Parabéns aos vencedores!

Agora espera-os a 2ª fase, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, no dia 13 de abril.

As obras a concurso serão:

"Sonhos na palma da mão" de Luísa Dacosta (1º ciclo)


"O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry (2º ciclo)



Boas leituras!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Segurança na Internet



Durante esta semana as Bibliotecas Escolares do Agrupamento desenvolveram sessões de sensibilização e esclarecimento sobre a Segurança na Internet para o 3º ciclo.

Resultantes de uma parceria entre a disciplina de TIC e a Biblioteca Escolar, estas sessões procuraram chamar a atenção dos nossos alunos sobre questões de segurança e de proteção pessoal tanto no uso da internet, como do correio eletrónico, das redes sociais e dos jogos online, entre muitas outras questões. Não foi também esquecido o respeito pelos direitos de autor e pela propriedade intelectual. 

Aos alunos foi também aconselhada uma visita ao site da SEGURANET, onde podem encontrar, para além de muitas informações e jogos, a brochura THE WEB WE WANT, criada especialmente para jovens dos 13 aos 16 anos e que apresenta ferramentas para a sua proteção na Internet.

Aqui fica um vídeo bastante divertido sobre o tema da Segurança na Internet. Divertido e com uma mensagem bastante séria!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Parlamento dos Jovens: o debate

No passado dia 22 de janeiro os membros do Parlamento dos Jovens reuniram-se na Biblioteca para mais uma sessão escolar.

O objetivo foi a troca de ideias e a defesa de opiniões sobre a discriminação, o preconceito e o racismo e formas de os ultrapassar.

Aqui fica um pequeno vídeo dessa sessão.


Feira de Minerais

Começou hoje a Feira de Minerais no Agrupamento de Escolas de Loureiro. Hoje e amanhã decorre na EB2,3 de Loureiro e nos dias 4 e 5 decorrerá na EB2,3 Dr. José Pereira Tavares.

Durante esta semana os nossos visitantes poderão encontrar fósseis, pedras semi-preciosas, colares, pulseiras, anéis e muitas coisas interessantes.

Deixamos aqui algumas fotos.




 



quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Rede de Bibliotecas Escolares - 1996-2016















Em 2016, a Rede de Bibliotecas Escolares comemora vinte anos de existência. Vinte anos que nos permitiram atingir 2426 bibliotecas escolares e 1301 professores bibliotecários. Lançar um sem número de iniciativas em prol da leitura, da inclusão e das literacias exigidas por uma sociedade onde a informação e a tecnologia imperam e a incerteza se tornou uma constante. Vinte anos em que encontrámos parceiros, públicos e privados, que se tornaram aliados firmes e indispensáveis do nosso Programa. Em que obtivemos a confiança e a estima de muitos professores, alunos, funcionários, diretores de escolas e de centros de formação. De autarquias, bibliotecas municipais, fundações, universidades, associações e outras instituições da sociedade civil que nos dão o privilégio de trabalhar lado a lado.

Vinte anos percorridos temos razões para celebrar. Mas também a consciência de que o futuro é exigente e incerto. E que o nosso papel junto de alunos, de professores e também dos parceiros com que queremos continuar a trabalhar, passará pela forma como soubermos interpretar e responder às questões e valores com que o futuro já se está a desenhar.

Parabéns, RBE!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Concurso Nacional de Leitura 2015/2016 - 1ª fase


E os vencedores da 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura no Agrupamento de Escolas de Loureiro são:

EB2,3 de Loureiro

Madalena Soares (7A)
David Tavares (7A)
Margarida Santiago (8A)


EB2,3 Dr. José Pereira Tavares

Diana Marques (9C)
Eva Ribeiro (8E)
Maria Pereira (8E)


As obras a concurso foram:
O gato malhado e a andorinha Sinhá de Jorge Amado para o 7º e 8º anos
e
O mundo em que vivi de Ilse Losa para o 9º ano.

Agora há que aguardar pela fase distrital e pelas próximas obras a concurso!

Parabéns aos vencedores!
Serão nossos representantes na(s) próxima(s) fase(s)!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Estória de um retorno




No passado dia 16 de dezembro os alunos do 8º e 9º ano da escola E B 2,3 D. Frei Caetano Brandão apresentaram-se para uma palestra com o tema “Estória de um retorno” que teve lugar na biblioteca escolar.

Esta iniciativa foi realizada no âmbito do projeto Parlamento dos Jovens promovido pelo prof. João Nunes. 

O relato deste retorno esteve a cargo de Lurdes Pires Valente. Com 79 anos de experiência, Lurdes reflete um espirito jovem com muito para contar.

“Aprendi a dar cada vez menos importância as coisas e valorizar cada vez mais as pessoas” diz ela.
A sua vida não foi fácil, ao fugir de Angola encontrou muitos obstáculos, mas graças a bondade de pessoas que foi encontrando no seu caminho, Lurdes conseguiu atingir o seu objetivo, dar uma vida melhor aos seus 8 filhos.

As suas memórias relativas ao período de fuga estão reunidas num livro, diz ela de rascunho.

Desta agradável conversa os jovens presentes retiveram como ensinamento que, apesar dos obstáculos, sejam eles quais forem, devemos de lutar, respeitando o outro tenha ele a opinião ou  o aspeto que tiver.

Lurdes despede-se com carinho fazendo transparecer o afeto ganho durante a palestra.


Texto escrito por: Sofia Santana e Mariana Damas





A Srª Dª Lurdes Murteira, veio à escola EB2,3 D. Frei Caetano Brandão para explicar como foi a sua experiência de fugir a uma guerra como refugiada e uma retornada no âmbito do «Parlamento dos jovens». Falou-nos de como foi a sua sua “viagem” de África até Portugal, fugindo da guerra, e realmente sofreu bastante. 

A Srª Dª Lurdes tem pequenos excertos que foi escrevendo para não se esquecer o que se passou na altura,quando teve de deixar sua vida toda, amigos, casa…. Afirma que se pudesse voltar a África, voltava.

Em suma, com a sua Historia conseguiu emocionar, informar bem os alunos e deixou a ideia bem clara, que devemos respeitar o próximo.
Texto escrito por: Daniel Oliveira