Páginas
- Página inicial
- As nossas Bibliotecas
- Sugestões / Reclamações
- Estudar com a biblioteca
- Banco de Recursos
- Revista "A casa do João"
- Revista de Ciência Elementar
- Guias
- Biblioteca Digital
- Revista Adolesciência
- Concursos
- Autor do Mês
- Materiais de Apoio à BE
- Trabalhos alunos
- Novidades nas bibliotecas
- Os leitores+
quinta-feira, 14 de abril de 2016
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
Há escritores entre nós
Publicamos hoje, dentro da rubrica "Há escritores entre nós", o primeiro texto deste ano!
Neste texto a Célia do 9ºB partilha connosco as suas reflexões sobre causas e lutas e sobre o facto de nunca devermos desistir.
Neste texto a Célia do 9ºB partilha connosco as suas reflexões sobre causas e lutas e sobre o facto de nunca devermos desistir.
Lutar por uma causa ou deixar as coisas como estão? É uma
pergunta que todos fazem e preferem a segunda opção. Dá “menos trabalho, menos
preocupações”. Mas eu digo que se as coisas não estão bem, devemos levantar-nos
e lutar pelo que acreditamos.
Tal como mencionei, muitas pessoas preferem deixar as coisas
como estão porque metem-se em menos problemas. Mas se as coisas estão mal, para
quê deixá-las assim? Muita gente lutou pelo que acreditava. O exemplo que vou
dar é o de um homem por quem eu tenho muito respeito, que é Nelson Mandela. Ele
lutou pelos seus direitos e conseguiu! Teve obstáculos? Sim. Parecia
impossível? Sim. Ele desistiu? Não.
Quando eu digo “lutar por uma causa”, não me refiro
propriamente a uma revolução ou algo extremo. Isto pode ser aplicado no dia a
dia de cada um : aquele patrão que não trata todos da mesma maneira, aquele
colega de trabalho/turma que não respeita ninguém…
Em suma, se as coisas não estão bem ou não funcionam, devemos,
no mínimo, dizer o que pensamos, para que, ao menos, possamos dizer que
tentámos fazer algo, que não deixámos a situação agravar-se irremediavelmente.
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
Concurso Concelhio de Leitura 2015/2016 - 1ª fase
É com muito prazer que anunciamos os vencedores da 1ª fase do CCL no Agrupamento de Escolas de Loureiro.
Para o concurso os alunos leram as obras:
"Não há borracha que apague o sonho" de Luísa Ducla Soares (1º ciclo)
"Era uma vez... a selva" de José Carlos Soares (2º ciclo)
No 1º ciclo os vencedores foram:
Joana Ferreira - 3V (EB1 de Travanca)
Luís Marinho - 3D (EB2,3 Loureiro)
Tiago Santos - 3N (EB1 do Brejo)
Guilherme Silva - 4Q (EB1 do Curval)
Ana Letícia Almeida - 3/4S (EB1 de Palmaz)
Marta Oliveira - 4K (EB1 da Areosa)
No 2º ciclo os vencedores foram:
Margarida Santos Vieira - 5A
Sofia Lopes Reis - 5A
Parabéns aos vencedores!
Agora espera-os a 2ª fase, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, no dia 13 de abril.
As obras a concurso serão:
"Sonhos na palma da mão" de Luísa Dacosta (1º ciclo)
"O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry (2º ciclo)
Boas leituras!
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016
Segurança na Internet
Durante esta semana as Bibliotecas Escolares do Agrupamento desenvolveram sessões de sensibilização e esclarecimento sobre a Segurança na Internet para o 3º ciclo.
Resultantes de uma parceria entre a disciplina de TIC e a Biblioteca Escolar, estas sessões procuraram chamar a atenção dos nossos alunos sobre questões de segurança e de proteção pessoal tanto no uso da internet, como do correio eletrónico, das redes sociais e dos jogos online, entre muitas outras questões. Não foi também esquecido o respeito pelos direitos de autor e pela propriedade intelectual.
Aos alunos foi também aconselhada uma visita ao site da SEGURANET, onde podem encontrar, para além de muitas informações e jogos, a brochura THE WEB WE WANT, criada especialmente para jovens dos 13 aos 16 anos e que apresenta ferramentas para a sua proteção na Internet.
Aqui fica um vídeo bastante divertido sobre o tema da Segurança na Internet. Divertido e com uma mensagem bastante séria!
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
Parlamento dos Jovens: o debate
No passado dia 22 de janeiro os membros do Parlamento dos Jovens reuniram-se na Biblioteca para mais uma sessão escolar.
O objetivo foi a troca de ideias e a defesa de opiniões sobre a discriminação, o preconceito e o racismo e formas de os ultrapassar.
Aqui fica um pequeno vídeo dessa sessão.
O objetivo foi a troca de ideias e a defesa de opiniões sobre a discriminação, o preconceito e o racismo e formas de os ultrapassar.
Aqui fica um pequeno vídeo dessa sessão.
Feira de Minerais
Começou hoje a Feira de Minerais no Agrupamento de Escolas de Loureiro. Hoje e amanhã decorre na EB2,3 de Loureiro e nos dias 4 e 5 decorrerá na EB2,3 Dr. José Pereira Tavares.
Durante esta semana os nossos visitantes poderão encontrar fósseis, pedras semi-preciosas, colares, pulseiras, anéis e muitas coisas interessantes.

Durante esta semana os nossos visitantes poderão encontrar fósseis, pedras semi-preciosas, colares, pulseiras, anéis e muitas coisas interessantes.
Deixamos aqui algumas fotos.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016
Rede de Bibliotecas Escolares - 1996-2016
Em 2016, a Rede de Bibliotecas Escolares comemora vinte anos
de existência. Vinte anos que nos permitiram atingir 2426 bibliotecas escolares
e 1301 professores bibliotecários. Lançar um sem número de iniciativas em prol
da leitura, da inclusão e das literacias exigidas por uma sociedade onde a
informação e a tecnologia imperam e a incerteza se tornou uma constante. Vinte
anos em que encontrámos parceiros, públicos e privados, que se tornaram aliados
firmes e indispensáveis do nosso Programa. Em que obtivemos a confiança e a
estima de muitos professores, alunos, funcionários, diretores de escolas e de
centros de formação. De autarquias, bibliotecas municipais, fundações,
universidades, associações e outras instituições da sociedade civil que nos dão
o privilégio de trabalhar lado a lado.
Vinte anos percorridos temos razões para celebrar. Mas
também a consciência de que o futuro é exigente e incerto. E que o nosso papel
junto de alunos, de professores e também dos parceiros com que queremos
continuar a trabalhar, passará pela forma como soubermos interpretar e
responder às questões e valores com que o futuro já se está a desenhar.
Parabéns, RBE!
Subscrever:
Mensagens (Atom)










