quinta-feira, 28 de abril de 2016

Semana da Leitura 2016 - Ferreira de Castro

Caixotes decorados pelas turmas do 3º e 4º ano participantes no Concurso Concelhio de Leitura 2016, tendo por base a vida e obra de Ferreira de Castro e o livro "Não há borracha que apague o sonho" de Luísa Ducla Soares.





















Semana da Leitura 2016 - elos de leitura

 Elos de leitura feitos pelas turmas em Educação Visual.






















segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Há escritores entre nós

Publicamos hoje, dentro da rubrica "Há escritores entre nós", o primeiro texto deste ano!

Neste texto a Célia do 9ºB partilha connosco as suas reflexões sobre causas e lutas e sobre o facto de nunca devermos desistir.


Lutar por uma causa ou deixar as coisas como estão? É uma pergunta que todos fazem e preferem a segunda opção. Dá “menos trabalho, menos preocupações”. Mas eu digo que se as coisas não estão bem, devemos levantar-nos e lutar pelo que acreditamos.

Tal como mencionei, muitas pessoas preferem deixar as coisas como estão porque metem-se em menos problemas. Mas se as coisas estão mal, para quê deixá-las assim? Muita gente lutou pelo que acreditava. O exemplo que vou dar é o de um homem por quem eu tenho muito respeito, que é Nelson Mandela. Ele lutou pelos seus direitos e conseguiu! Teve obstáculos? Sim. Parecia impossível? Sim. Ele desistiu? Não.

Quando eu digo “lutar por uma causa”, não me refiro propriamente a uma revolução ou algo extremo. Isto pode ser aplicado no dia a dia de cada um : aquele patrão que não trata todos da mesma maneira, aquele colega de trabalho/turma que não respeita ninguém…


Em suma, se as coisas não estão bem ou não funcionam, devemos, no mínimo, dizer o que pensamos, para que, ao menos, possamos dizer que tentámos fazer algo, que não deixámos a situação agravar-se irremediavelmente.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Concurso Concelhio de Leitura 2015/2016 - 1ª fase


É com muito prazer que anunciamos os vencedores da 1ª fase do CCL no Agrupamento de Escolas de Loureiro.

Para o concurso os alunos leram as obras:

"Não há borracha que apague o sonho" de Luísa Ducla Soares (1º ciclo)

"Era uma vez... a selva" de José Carlos Soares (2º ciclo)


No 1º ciclo os vencedores foram:

Joana Ferreira - 3V (EB1 de Travanca) 
Luís Marinho - 3D (EB2,3 Loureiro)
 Tiago Santos - 3N (EB1 do Brejo)
Guilherme Silva - 4Q (EB1 do Curval) 
Ana Letícia Almeida - 3/4S (EB1 de Palmaz) 
Marta Oliveira - 4K (EB1 da Areosa) 

No 2º ciclo os vencedores foram:

Margarida Santos Vieira - 5A

Sofia Lopes Reis - 5A

Parabéns aos vencedores!

Agora espera-os a 2ª fase, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, no dia 13 de abril.

As obras a concurso serão:

"Sonhos na palma da mão" de Luísa Dacosta (1º ciclo)


"O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry (2º ciclo)



Boas leituras!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Segurança na Internet



Durante esta semana as Bibliotecas Escolares do Agrupamento desenvolveram sessões de sensibilização e esclarecimento sobre a Segurança na Internet para o 3º ciclo.

Resultantes de uma parceria entre a disciplina de TIC e a Biblioteca Escolar, estas sessões procuraram chamar a atenção dos nossos alunos sobre questões de segurança e de proteção pessoal tanto no uso da internet, como do correio eletrónico, das redes sociais e dos jogos online, entre muitas outras questões. Não foi também esquecido o respeito pelos direitos de autor e pela propriedade intelectual. 

Aos alunos foi também aconselhada uma visita ao site da SEGURANET, onde podem encontrar, para além de muitas informações e jogos, a brochura THE WEB WE WANT, criada especialmente para jovens dos 13 aos 16 anos e que apresenta ferramentas para a sua proteção na Internet.

Aqui fica um vídeo bastante divertido sobre o tema da Segurança na Internet. Divertido e com uma mensagem bastante séria!