quinta-feira, 30 de maio de 2024

Leituras entre alunos… como, quando e para quê?

"Ler a pares ou com os pares pode ser uma atividade que não só não é percecionada como intimidante como, também, pode resultar muito profícua. São várias as Bibliotecas Escolares que no território de Entre Douro e Vouga reconhecem a mais-valia desse trabalho e o implementam. Os modelos usados para o pôr no terreno variam muito, em função do suporte específico conferido pelo Plano de Atividades das Bibliotecas Escolares de cada Agrupamento de Escolas, da perceção que cada Professor Bibliotecário tem da melhor forma de rentabilizar esta iniciativa e também do retorno dos alunos."

Este é um excerto do artigo publicado no blogue da Rede de Bibliotecas Escolares, onde é valorizado o trabalho realizado nos clubes de leitura implementados em escolas de 1.º ciclo do AE Loureiro.

O artigo completo pode ser consultado AQUI.
Neste clubes, os alunos leem, refletem e partilham opiniões sobre histórias que constam em conjuntos de livros adquiridos no âmbito do projeto "Escola a ler", da Rede de Bibliotecas Escolares. Alguns dos momentos das sessões dinamizadas são partilhadas em livros digitais:

- EB1/JI Alumieira

- EB1/JI Brejo

- EB1/JI Curval

- EB Loureiro

- EB1/JI Palmaz

Palco das Letras

A gala “Palco das Letras”, organizada pela Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, decorreu ontem no TeMA, Teatro Municipal de Oliveira de Azeméis. Foi um serão emotivo, preenchido com entrega de prémios, homenagem a pessoas especiais e extraordinários momentos musicais. Do AE Loureiro foram premiados mais uma vez a Carlota e o João, pelas brilhantes prestações no ConcIL, Concurso Interconcelhio de Leitura, e no PesquisOAz, Campeonato de Pesquisas na Internet.

A segunda parte do evento foi preenchida por um concerto comentado do projeto "Mais Alto!".

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Semana da Criança - Parque de La Salette

A semana da criança realiza-se de 27 de maio a 4 de junho no parque de La Salette, Oliveira de Azeméis. Neste evento, promovido pela câmara municipal, os alunos dos jardins de infância e escolas de 1.º ciclo do concelho vivem momentos inesquecíveis.

A biblioteca do AE Loureiro esteve presente no dia 29 de maio e dinamizou a atividade “Todos a contar”, a partir do livro “Tantos animais e outras lengalengas de contar”, de Manuela Castro Neves e Yara Kono. No final da atividade, cada um escolheu o seu par e deu-se um início a um momento de baile dançante.

terça-feira, 28 de maio de 2024

"Histórias do fundo do TRA-U" - turma 3ºX

A turma de 3º ano da EB1 Travanca partilhou com a biblioteca o livro digital "Histórias do fundo do TRA-U". Ao longo dos últimos dois anos letivos, professor e alunos desenvolveram trabalhos de escrita, expressão plástica, recolha de informação e questionários interativos sobre vários temas das disciplinas lecionadas. Cada tema deu origem a uma história em formato de banda desenhada, a que juntaram uma pertinente e animada banda sonora que acompanha as cerca de 150 páginas do livro.

Este inclui também fotografias de momentos vividos pela turma na comemoração de efemérides e pode ser apreciado AQUI.

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Teatro de marionetas “Casa da árvore - a inclusão nas nossas mãos”

No âmbito do Plano de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção (PAOITI), a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis está a promover sessões do teatro de marionetas “Casa da árvore - a inclusão nas nossas mãos”, da Associação Salvador. Os alunos de 1.º e 2.º ano das EB1 do AE Loureiro deliciaram-se a ver e a ouvir a Ângela e as suas marionetas.

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Maratona bibliotecária AVCOA

Organizada pelo Centro de Formação AVCOA, em parceria com as bibliotecas escolares e municipais associadas, a Maratona Bibliotecária 2024 decorre de 17 a 25 de maio. A abertura foi feita nas instalações do AVCOA com a apresentação da exposição "Viajo pelo Mundo" (trabalhos realizados por alunos de 7º e 8º anos de escolaridade do AE Loureiro).

Nas bibliotecas do agrupamento, esta atividade é assinalada na sessão de literacia dos media "Notícias falsas na era da inteligência artificial", com as turmas de 7º ano em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Os alunos são desafiados a refletir sobre o tema, a descobrirem se as notícias apresentadas são verdadeiras ou falsas e participam nos projetos "Mural bYou", do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e "7 Dias com os Media", do GILM (Grupo Informal sobre Literacia Mediática).

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Dia da Europa

O Dia da Europa assinala-se no dia 9 de maio. Paz e união são propósitos da União Europeia que não têm prazo de validade. Os alunos do agrupamento podem praticar os conhecimentos sobre a diversidade dos povos deste continente com um jogo interativo. A atividade é promovida pelo grupo de Geografia, integrada nas atividades previstas para as turmas de 7º ano e aberta a toda a comunidade educativa.

sexta-feira, 3 de maio de 2024

"Abril depois de Abril" - atividades

Ao longo do mês de abril e nos primeiros dias de maio foram dinamizadas nas escolas do AE Loureiro diversas atividades alusivas aos 50 anos da revolução do 25 de Abril. As mesmas foram integradas no projeto "Abril depois de Abril", da Rede de Bibliotecas Escolares e podem ser visualizadas nesta apresentação interativa.

Dramatização de "História de uma flor"

A celebração do cinquentenário da revolução dos cravos continua. A biblioteca escolar foi palco da dramatização da obra "História de uma flor", de Matilde Rosa Araújo, feita pelas turmas de 4º ano da EB Loureiro. A atividade foi preparada pelas docentes de Educação Musical e do Clube das Artes, Clarinda Ferreira e Fátima Loureiro, em parceria com os docentes titulares de turma. Colaboraram igualmente na atividade alunos das turmas de 6º ano, especialmente na criação de cravos que todos os presentes receberam no final da atuação. O vídeo da atuação pode ser acedido AQUI.

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Concurso "Marcadores de Abril"

A adesão dos alunos ao concurso "Marcadores de Abril" foi feita de forma expressiva por alunos de 2º e 3º ciclos das EB Dr. José Pereira Tavares e Loureiro. A criatividade e reflexão sobre a importância da liberdade são as imagens de marca dos produtos desenvolvidos e entregues na biblioteca.