quarta-feira, 8 de outubro de 2025

O caos - 1º Capítulo

Este espaço parecia tudo, menos uma biblioteca. Em vez das estantes organizadas e espaços agradáveis e cativantes, o ambiente lembrava um armazém velho, onde os livros estavam empilhados sem ordem, uns sobre os outros e com assuntos misturados. Catálogos, se existiam, estavam enterrados sob o caos. Havia um cheiro de pó e papel envelhecido, e cada canto parecia esconder algo esquecido há décadas. A sensação era de que cada objeto havia sido atirado para ali, como se alguém tivesse desvalorizado o saber do mundo , esperando que um dia alguém tentasse fazer sentido daquilo tudo. Uma Biblioteca ou um armazém? Quem entrasse naquele espaço pela primeira vez talvez questionasse: "Será que me enganei na porta e entrei num armazém abandonado?" Livros empilhados, caixas com roupa, jogos amontoados, pufs abandonados, tapetes... Mas cada canto desta confusão contava uma história: a da falta de mãos para tanto livro, da correria do dia a dia, das doações generosas (e inesperadas), e também do carinho de quem acredita que todo o livro merece um lugar — mesmo que, por enquanto, fosse aqui neste caos. Mas nem tudo está perdido. Sei que este lugar guarda um universo inteiro de histórias à espera de serem lidas.
A transformação deste caos vai acontecer, porque este é um projeto coletivo e até divertido!

A Biblioteca é uma casa de acolhimento onde os livros embalam e os saberes abraçam o coração

Este foi um projeto desenvolvido no âmbito do ATL, no período das férias. Os alunos desenvolveram capacidades artísticas usando materiais recicláveis, mas tendo como objetivo maior o despertar a curiosidade pelos fenómenos da Natureza, através da germinação de sementes de trigo, aveia, salsa e outras sementes.

Projeto « Brincando com Sons, Palavras e Histórias»

Um projeto interdisciplinar para desenvolver a Consciência Fonológica, a Hora do Conto e a Escrita Criativa. Uma experiência a ser desenvolvida, este ano letivo, com duas turmas do 3º ano, na EB de Travanca e na EB de Alumieira. Primeira Sessão- Nesta sessão foi lida a história do livro « O primeiro dia de escola». Após a leitura, a atividade de Escrita Criativa teve como temática « A escola que não existe». O objetivo foi criar um texto criativo sobre uma escola fictícia. Cada aluno usou a sua imaginação para pensar em elementos que tornem uma escola única e diferente das convencionais. Cada aluno teve de ser o arquiteto desta escola e pensar na sua arquitetura, nas suas rotinas, nas disciplinas, nas etividades extracurriculares e até mesmo nos alunos e professores.