segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Há escritores entre nós

Publicamos hoje, dentro da rubrica "Há escritores entre nós", o primeiro texto deste ano!

Neste texto a Célia do 9ºB partilha connosco as suas reflexões sobre causas e lutas e sobre o facto de nunca devermos desistir.


Lutar por uma causa ou deixar as coisas como estão? É uma pergunta que todos fazem e preferem a segunda opção. Dá “menos trabalho, menos preocupações”. Mas eu digo que se as coisas não estão bem, devemos levantar-nos e lutar pelo que acreditamos.

Tal como mencionei, muitas pessoas preferem deixar as coisas como estão porque metem-se em menos problemas. Mas se as coisas estão mal, para quê deixá-las assim? Muita gente lutou pelo que acreditava. O exemplo que vou dar é o de um homem por quem eu tenho muito respeito, que é Nelson Mandela. Ele lutou pelos seus direitos e conseguiu! Teve obstáculos? Sim. Parecia impossível? Sim. Ele desistiu? Não.

Quando eu digo “lutar por uma causa”, não me refiro propriamente a uma revolução ou algo extremo. Isto pode ser aplicado no dia a dia de cada um : aquele patrão que não trata todos da mesma maneira, aquele colega de trabalho/turma que não respeita ninguém…


Em suma, se as coisas não estão bem ou não funcionam, devemos, no mínimo, dizer o que pensamos, para que, ao menos, possamos dizer que tentámos fazer algo, que não deixámos a situação agravar-se irremediavelmente.


Sem comentários:

Enviar um comentário