O Dia Internacional do Livro Infantil assinala, a 2 de abril, a data do nascimento de Hans Christian Andersen.
Esta data é celebrada por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens International Board of Books for Young People (IBBY), desde 1967.
Todos os anos é divulgada pela IBBY uma mensagem de incentivo à leitura, assim como um cartaz da autoria de um escritor de nacionalidade diferente, que é depois traduzida e divulgada nos países que integram o IBBY. Este ano da responsabilidade da Eslovénia, o texto é da autoria do escritor Peter Svetina, e o cartaz foi criado por Damijan Stepančič. Encontra-se abaixo uma possível tradução do texto, feita a partir das versões inglesa, francesa e espanhola.
O cartaz português é sempre da autoria do ilustrador vencedor do Prémio Nacional de Ilustração. O tema deste ano é «Fome de palavras», aqui bem representado pela ilustração de André Letria, vencedor do Prémio Nacional de Ilustração em 2019.
Esta data celebra-se este ano num contexto difícil para todos, a pandemia pelo Coronavírus, pelo que as bibliotecas decidiram lançar a atividade "#FicaEmCasaComHistórias", apresentando a história A menina que queria salvar os livros.
Os alunos do 1º ao 3º ciclos são convidados a ouvirem o início desta história (basta clicar no seu título) e a escreverem o seu fim, respondendo à pergunta "Como poderão a Anna e a Sr.ª Monsen salvar os livros?".
Envia a tua história, neste formulário AQUI:
Sem comentários:
Enviar um comentário