Os alunos das turmas de 3º e 4º ano das escolas de Areosa, Brejo, Loureiro e Travanca participaram numa sessão de escrita criativa com o escritor João Manuel Ribeiro. De forma divertida, aprenderam truques para a escrita de pequenas histórias.
"A oficina de escrita criativa "O sabor das palavras", dinamizada pelo escritor João Manuel Ribeiro, revelou ser uma atividade muito interessante. De uma forma muito simples e motivadora, apelando ao uso das próprias vivências/experiências dos participantes, os alunos foram levados a reconhecer as diferentes partes constituintes de uma história e a perceber a sua importância na organização da mesma.
Na vertente mais prática desta atividade, a metodologia utilizada para ajudar os alunos a construir a sua própria história, partindo de um "esqueleto" comum, foi inspiradora. Por um lado, foram fornecidas, aos professores, ferramentas úteis para tornar mais fácil o desenvolvimento do trabalho no domínio da escrita; por outro lado, permitiu que os alunos elaborassem um texto, desenvolvendo-o a partir de uma multiplicidade de escolhas, tornando-o individual e "à medida de cada um".
Todos os alunos foram bem-sucedidos na realização da tarefa, incluindo aqueles que revelam ainda algumas dificuldades na escrita, e o entusiasmo por eles demonstrado na apresentação do resultado final foi bem visível."
Laura Silva – professora da turma do 3º ano da EB Travanca
"No dia 25 de fevereiro a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Loureiro recebeu o escritor João Manuel Ribeiro que dinamizou a oficina de escrita criativa intitulada “Receita para escrever histórias”.
Num ambiente acolhedor e interativo, os alunos descobriram os ingredientes essenciais para escrever uma história e aqueles que não o sendo enriquecem a narrativa. Descobriram ainda que podem existir diferentes modos de preparação, tudo depende da forma como misturamos os ingredientes com as nossas vivências, o nosso saber e a nossa imaginação sempre com uma “pitada” de fantasia.
A sessão de escrita criativa foi bastante interessante e enriquecedora tendo conseguido cativar e envolver os alunos na construção de uma história inesperada a partir de pistas pré definidas.
Os professores tiveram oportunidade de aprender uma técnica de escrita criativa que passará certamente a integrar na sua prática pedagógica."
Adília Damas, Elisa Silva, Marlene Moreira e Zita Antunes – professoras das turmas do 3º e 4º ano da EB Loureiro
Sem comentários:
Enviar um comentário