terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Há escritores entre nós

Desta vez a Célia Costa, do 8º A, apresenta-nos um livro de "tirar o folêgo". 


“Se Eu Ficar”, de Gayle Forman, é o título do livro, mas também é a pergunta com que a personagem principal, Mia Hall, se depara ao longo da história.
O livro retrata uma rapariga de dezassete anos, Mia, que toca violoncelo e quer entrar para Julliard, mas cuja vida lhe prega uma partida cruel, quando ela tem um acidente de carro que vitima a sua família e a deixa em coma.
Durante o coma, ela fica “num estado de fantasma”, como ela lhe chama no livro, e consegue ver tudo o que se passa à volta dela, mas sem conseguir sentir, tocar ou ser vista pelos outros. E ela depara-se com a pergunta mais difícil de todas: deveria ficar – continuar a viver - ou partir - morrer?
Quando li o livro pela primeira vez, simplesmente, não consegui parar. É uma história tão absorvente, que sentes essa dinâmica de Mia, que é quem narra a história, e consegues sentir todas as suas emoções. Por exemplo, quando eu li a parte em que Mia descobre que Teddy, o seu irmão mais novo, morreu, fiquei muito triste, obviamente, não tanto como Mia, mas foi como perder um amigo de escola, percebes? Nenhum livro me afetou tanto como este.
Além disso, ler o livro é como estar a falar com Mia. Eu realmente senti que era Mia quem me estava a contar todas essas suas peripécias.
Algo de que também gostei muito no livro, foi que começas a pensar no que tu farias se estivesses no lugar de Mia. Também começas a pensar sobre o que andas a fazer na vida ou se o que estás a fazer é mesmo isso que queres.
Em síntese, “Se Eu Ficar” é um dos livros mais fantásticos e de tirar o fôlego que alguma vez li. Aconselho a toda a gente a ler o livro, e especialmente quem está a passar por uma fase difícil na vida.




Se eu ficar de Gayle Forman é um livro recomendado pelo PNL para o 3º ciclo (leitura autónoma). Esta obra foi adaptada ao cinema em 2014, num filme realizado por R.J.Cutler.


Uma boa sugestão para estas férias do Natal.

Boas Festas e Boas Leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário